segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Lei Eusébio de Queirós

O Brasil foi o último país a acabar com a escravidão em seu território  dentre os países da Ámerica. Mesmo com o estouro de diversas rebeliões escravas e populares, principalmente no século XIX, como a revolta dos Malês e a Balaiada, e também com a pressão exercida pela principal potência econômica da época, a Inglaterra, os latifundiários e grandes comerciantes brasileiros foram relutantes em abolir a escravidão no Brasil. A Inglaterra era a principal interessada, já que queria trabalhadores livres para ampliar seu mercado consumidor.
O Brasil chegou a "concordar" com a ideia de abolir a escravidão e elaborou uma lei em 1831, porém, ela não foi posta em prática e ficou conhecida como Lei para Inglês ver.
Então em 1850 a lei Eusébio de Queirós foi assinada.Uma lei que proibia o tráfico de escravos no Brasil. Sendo a legislação que proibiu definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil, consagrando para a história o nome de seu autor Eusébio de Queirós, na época ministro. Apesar de não ter sido a primeira a proibir o tráfico negreiro para o país, foi a primeira lei a causar um impacto significativo sobre a escravidão.
Tráfico de escravos
Eusébio de Queirós (o autor da lei)
Charge sobre pressão dos ingleses


Nenhum comentário:

Postar um comentário